top of page
Paulo_Freire_v2.png

Diálogos Construtivos

Sementes de Paulo Freire

um olhar para a sustentabilidade

fonte: gabarite.com.br

Esta jornada de quatro encontros online proporcionará uma formação para multiplicação da pedagogia de Paulo Freire dentro das instituições que desejam incorporar a sustentabilidade ao método de ensino. Cada encontro traz diferentes aspectos da vida e obra do homenageado e a intenção de traçar um paralelo entre seu legado e os desafios da área educacional para a sustentabilidade atualmente.

 

Semente é o óvulo maduro e já fecundado das plantas, aqui a relação é a partir das ideias fecundadas através do contato com o legado do educador Paulo Freire. A relação com a sustentabilidade é a intenção de olharmos juntos para as contribuições de Paulo Freire tendo como base as obras “Pedagogia da Autonomia” e “Pedagogia da Esperança”, que nos convidam a ampliar nosso olhar para a vida, de forma sistêmica e mais comprometida com as mudanças possíveis no contexto onde nos encontramos.

 

Diálogos Construtivos – Sementes de Paulo Freire destina-se a educadores, pesquisadores, profissionais de escolas, empresas e todas as pessoas que atuam ou desejam atuar com processos de transformação humana, de vidas e de sustentabilidade.

Encontro 01 – Educação Ambiental na perspectiva de Paulo Freire: Cidadania ativa no século XXI

Data: 07.10.21 l Horário: 19h às 21h

Neste encontro o foco é a abordagem freiriana como modo impulsionador de cidadania ativa, na busca por soluções práticas socioambientais para uma vida melhor.

Com participação de Sheila Ceccon e Maria José Souza (Zeza), que trazem ampla experiência e visão sistêmica em educação.

Sheila-Ceccon_v1.jpg

Sheila Ceccon

Consultora Ambiental

Zeza_v2.png

Maria José Souza

Professora

Encontro 02 – Paulo Freire e Ética no início do século XXI

Data: 14.10.21 l Horário: 19h às 21h

A riqueza deste encontro está na luz sobre a ética. Dois professores pesquisadores vão abordar como a ética pode ser ancora em nossas escolhas. Como a educação e processos coletivos, neste momento de virada na humanidade, podem incluir a ética.

Encontro com participação do professor José Auri Cunha, que trabalha com jovens de 14 a 18 anos a partir das escolhas éticas, e do professor Otaviano José Pereira, que atua no campo da filosofia, educação e literatura.

Auri.jpeg

José Auri Cunha

Professor

Otaviano_v1.png

Otaviano José Pereira

Professor

Encontro 03 – Realidades empresariais e Paulo Freire

Data: 21.10.21 l Horário: 19h às 21h

Teremos casos de natureza empresarial que vão compartilhar experiências que, a partir da educação, mudaram a vida dos seus colaboradores e os impactos desta estratégia. Neste dia, a luz do encontro é sobre solos de natureza empresarial e sobre potência que a escola pode agregar nestas parcerias.

João Carlos Vogt, da Mercur, apresenta um caso de transformação empresarial a partir de processos freirianos com o case Um Caminho de Aprendizados Constantes; Maíra Pereira, coordenadora do Projeto Vir a Ser, fala sobre modelos de negócios de impacto com boas práticas de operação, segurança, saúde e gestão de resíduos, e; Adriana Martins, especialista em branding e reputação de marca com foco em sustentabilidade, compartilha um modelo de elaboração de proposta para parceria entre escolas e empresas para projetos sustentáveis.

maíra.jpeg

Maíra Pereira

Vir a Ser

João Mercur .jpg

João Carlos Vogt

Mercur

Adriana_3x4.png

Adriana Martins

Marcas de Bem

Encontro 04 – Paulo Freire e Loris Malaguzzi: infância e sustentabilidade

Data: 28.10.21 l Horário: 19h às 21h

Este encontro vai partilhar a experiência de Loris Malaguzzi a partir da pedagogia de Reggio Emilia na Itália e os pensamentos de Paulo Freire sobre autonomia e sustentabilidade deixam pistas para novos jeitos de vivermos os processos de educação.

Com participação de Marta Regina Silva, professora na universidade municipal de São Caetano e autora do livro Paulo Freire e a Educação das Crianças e de Giovana Souza,  abordando a experiência de Reggio Emília e o encontro com Paulo Freire.

marta.jpeg

Marta Regina Silva

Professora

giovana1_edited.jpg

Giovana Souza

Apoema

giovana1_edited.jpg

Coordenação e mediação de Giovana Souza

Mestre em Direitos Humanos e Democratização pelo European Inter-University Centre for Human Rights and Democratization (EIUC), na Itália. Especialista em Educação Infantil e Políticas Públicas, graduou-se em Relações Públicas pela FAAC/UNESP.

Atualmente, Giovana é Diretora de Educação Ambiental e Cultura de Paz da UMAPAZ e fundadora da Apoema, que tem como propósito  fomentar a atuação por parte de pessoas físicas, empresas e organizações para viabilizar a conscientização para a sustentabilidade.

  • Linkedin Giovana Souza

Se preferir, entre em contato:

+55 (11) 98211-6841

apoema@apoema.org

Paulo_Freire_v3.png

fonte: sesc.ms

“Educar é impregnar de sentidos o que fazemos a cada instante“

assinatura_PF.png

Pernambucano, educador e filósofo, Paulo Freire é o terceiro teórico mais citado em trabalhos na área de humanas e o cidadão brasileiro mais homenageado mundo afora. Reconhecido pelo método de alfabetização desenvolvido na década de 1960 e aplicado com sucesso entre cortadores de cana-de-açúcar em Angicos, no Rio Grande do Norte, nosso homenageado detém mais de 30 títulos de Doutor Honoris Causa e cerca de 20 prêmios, concedidos por universidades e instituições nacionais e internacionais.

Realização e apoio

Idealizado e promovido por Giovana Souza, em conjunto com palestrantes referência na área da educação, profundos conhecedores da vida e da obra de Paulo Freire, e com o apoio decisivo de empresas atuantes na área de educação para a sustentabilidade: marcas de Bem, Epifania Comunicação Integrada e ZVR.

bottom of page